Indicação de Leituras / Vídeos

Galera, no final do ano passado apresentei junto ao meu Trabalho de Conclusão de Curso o vídeo documentário abaixo que aborda a temática Serviço Social na Educação. Criticas, elogios, sempre serão bem vindos... Espero que gostem!


Elisângela Duarte
________________________________________________________________________

Dialogo Método de Reflexão 

Mito da Caverna 



5 comentários:

  1. Uma vida autônoma frente ao mercado e ao Estado depende do fortalecimento e enriquecimento das relações sociais que nos cercam, por isso a casa procura meios de criar estruturas paralelas que possibilitem enfraquecer os laços de dependência individual e coletiva em relação às instituições. Por essa razão, conhecimentos relacionados a alimentação, moradia e saúde passam a ter uma importância política para o coletivo. Logo, agroecologia, construção, conhecimentos tradicionais, fitoterapia e outros passam a fazer parte das práticas e conhecimentos do coletivo.



    http://www.ativismoabc.org/index.php/pt/

    ResponderExcluir
  2. 15/03/2012 00h00
    I Ciclo de Debates discute políticas públicas para criança e adolescente
    Nos dias 22 de março, 19 de abril e 18 de maio, acontecerá o I Ciclo de Debates “Reflexões do Cotidiano sobre as Políticas Públicas Intersetoriais para a Criança e o Adolescente da Cidade de São Paulo” no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), situado à Rua Libero Badaró, 119. Os debates serão realizados em três mesas redondas.
    O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade de São Paulo (CMDCA), da SMPP, em conjunto com a Comissão Permanente de Políticas Públicas (CPPP).
    No primeiro dia de debate, 22 de março, serão colocadas em discussão as ações voltadas para as questões de dependência química, deficiências, medidas sócio-educativas, e sua inclusão nos serviços de acolhimento institucional.
    No dia 19 de abril, o debate será em torno das ações voltadas para o ciclo de violência doméstica, institucional, abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes.
    Para encerrar a programação, no último dia, 18 de maio, serão analisados os resultados dos debates e indicações de estratégias para melhorias das ações cotidianas intersetoriais sobre as políticas públicas para crianças e adolescentes da cidade de São Paulo, bem como reflexões referente ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
    Serviço:
    I Ciclo de Debates
    Quando: 22 de março, 19 de abril e 18 de maio
    Horário: das 9h às 13h
    Onde: Auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP)
    Endereço: Rua Libero Badaró, 119 - Centro

    ResponderExcluir
  3. olá pessoal para que não veio no curso segunda-feira 09\04\2012 , e esta curioso ai vai . Apresentamos as FOFA do texto apresentado na ultima aula , que rolou dinâmica , apenas materializamos o que foi discutido e colocamos no papel .

    o primeiro grupo


    -Contexto interno-

    Força : existem voluntários
    Existe verba
    Sede
    Traçado o objetivo
    fraqueza : pouco voluntários
    Pouca verba
    Embora existe um objetivo não a experiência prévia
    Conhecimento de como agir sobre o problema associação é a única no local com o objetivo traçado.

    - Contexto externo-

    Oportunidade : o caos instalado se tornou uma oportunidade de organização da sociedade civil

    -Ameaças-
    A falta de recursos existentes (públicos) falta de interesse , de planejamento que favoreceu o crescimento "desordenado" (por parte do poder público)


    O SEGUNDO GRUPO



    Força : alta circulação financeira
    Movimento enraizado
    Sede própria

    Oportunidade :
    Possibilidade de parceiros
    Comercio forte
    Classe média colaboradora

    Fraquezas :
    Faltam serviços básicos
    Rede não estabelecida

    Ameaça : falta de espaço para expansão dos serviços
    Destruição do meio ambiente
    Super população


    TERCEIRO GRUPO

    Forte :
    espaço para atuar
    Voluntários
    Verbas
    Muita vontade

    Fraquezas :
    Pessoa sem experiência para atuar
    Falta de plamejamento estratégico

    Oportunidade :
    Comercio
    Doação da classe média
    Condomínio

    Ameaças :criminalidade
    Saneamento básicos


    AINDA TEM CARTAZES COM ESTE EXERCÍCIO NA PAREDE DA SALA . VALE A PENA APARECER QUARTA-FEIRA PARA VER .

    HERNANI

    ResponderExcluir
  4. eu espero que na quarta feira, estaremos juntos pois somos adultos suficientes para resolver nossas pendencias ,temos o diferencial nessa turma , apesar dos empecilhos sei que no final essa turma irar , deixar marcado a sua passagem pelo Senac , esses problemas veio alertar a todos sobre a união . beijoooos meninas e meninos

    ResponderExcluir
  5. PESSOAL ,VAMOS NOS UNIR E ATROPELAR ESSES PROBLEMAS,EU ADOREI A PROPOSTA DO SENAC JA TENHO ALGUMAS IDEIAS , AQUI PERTO DA MINHA CASA TEM UMA COMUNIDADE QUE ELES TEM PROBLEMAS COM LIXO, VOU TENTAR TIRAR UMAS FOTOS PARA LEVAR PARA VOÇES, DAQUI A POUCO ESTATEI SAINDO PARA FAZER ESSA PESQUISA , PUXA NUNCA POSTEI NO BLOG , VOU FICAR CRAQUE

    ResponderExcluir